segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cybergoth - Cultura do Futurismo!!!

Esta matéria visa aos leigos ou pessoas que queriam saber mais sobre o cybergoth!!

Basicamente essa materia é fruto de uma pesquisa sobre o estilo e sobre os artistas dele, colocado de uma forma geral.

O SURGIMENTO:

Existem discuções sobre a origens do Cybergoth, muitos dizem que veio diretamente da cultura Cyberpunk (eu também acredito que seja) dos anos 80, bastante conhecido na Alemanha e Áustria e chegando a ter certa influencia do Brasil e EUA, algo que é desmentido pelos membros da Tribo, a primeira aparição do termo foi na Inglaterra em 1988.

A cultura Cyber é uma mistura de hábitos e filosofias dos ravers, goticos, rivethead (1° tribo a adotar o industrial) e punk (utiliza-se de alguns conceitos da cultura). O cybergoth é um estilo nascido na europa e expandido para o Canadá, EUA, Japão, Brasil até o México.



Os Cybergoth não gostam de ser considerados góticos e muito menos como sub-cultura do mesmo estilo, afinal eles tem caricteristicas bem diferentes entre si. Normalmente os membros da cultura são extremamente inteligentes (assim como eu, hahaha) e tem um alto senso crítico, possuem muita cultura e por isso são capazes de falar sobre diversos assuntos, como politica, sociedade, entre outros.

------------------------------------------
Adição Posterior a Materia:

As fundações de cyber cultura popular são: livros de mangá, e cinema. Os livros são principalmente como cyberpunk (liderada por Gibson , Sterling , Stephenson ), que questiona a evolução dos costumes sociais em um futuro próximo, influenciados pelo papel crescente da tecnologia. O mangá, entre os quais há a saga de Ghost in the Shell, siga as mesmas linhas da literatura cyberpunk, mas acrescentam uma estética que influenciou muito da subcultura.A filmografia de ambos consiste adaptações cinematográficas de obras ou mangá cyberpunk e de alguns títulos de ficção científica típicos. Obras como Tetsuo são considerados muito mais relacionada à cultura antecente industrial , e como ponto de junção entre a ficção científica cyberpunk clássico e apenas encontrar os escritos de Philip K. Dick (incluindo " O caçador de andróides "). Da mesma forma, filmes como Blade Runner , dirigido por Ridley Scott , são devidamente cyberpunk, mas foi apontado que a cultura cibernética atual foi além dela - para horizontes menos distópicos e onde o elemento orgânico (biopunk) aumentou em comparação para o robô.


A MUSICA:


O Cybergoth não tem nada haver com a musica gótica "tradicional", como o rock e o metal.
É puramente eletronica e futurista, tendo como estilo principal o Industrial, EBM, futurepop, metal industrial,etherial entre outros sub-gêneros. Por ser um gênero do musica eletrônica é bem comum você perceber coisas de outros gêneros mais populares como o Hardcore e Trance com tématica mais "dark".
As letras tem temas sociais (olha a influência do punk, ^^) como pedofilia, violência, caos, heresia, falso moralismo entre outros temas polêmicos.

Bandas: Combchrist, Psyclon Nine, Oomph, Angelspit, Suicide Commando, Zombie Girl, Emilie Autumn, SITD, Eden Synthetic Corps entre outras.


FILOSOFIA
Basicamente os Cybers são focados no futuro, no apocalipse e no caos.

Possuem algo diferente na cultura gotica e cybergoth, assim deixando claro que os cybers não são uma nova geração gótica, pois não compartilham dos mesmos fundamentos. Diferente dos góticos tradicionais, os cybers não idolatram a melancolia, depressão e conformismo, pelo o contrário, tem uma visão mais revoltada da vida, não querendo saber o que as pessoas vão pensar deles!!!

Normalmente gostam de arte mais ligado ao futuro como filmes de ficção cientifica, scifi, animes com temas futurista e filmes cyberpunk.

São contra a pena de morte, mas defendem que os criminosos graves não deveriam ser alimentados pelo governo em vida e após ela!, esse dinheiro deve ser investido em educação!!.

Não concordam com o veganismo, porém defendem a tese de que os testes em animais devem acabar, pois isso só beneficia ao humanos e não aos animais, esses testes laboratoriais devem ser feitos com os assassinos em série, pedófilos, e outros criminosos crueis!

A pedofilia é extremamente discutida entre os cybers, tendo esse tema em suas musicas e visual (vide abaixo).


Adição Posterior da Materia 2013
Juntamente com esta cultura, podemos identificar um nível mais elevado, embora menos abaixo. Ela é dada pela reflexão constante e sério sobre a simbiose acima mencionado entre os humanos e tecnologia. O cyber que estão interessados ​​neste aspecto de sua cena muitas vezes têm posições progressistas, embora não necessariamente otimista. Em resumo, acreditamos que o futuro é sempre preferível ao presente, e você tem uma idéia e fluido sociedade instável, visto como uma constante evolução - um substancialmente adverso ao dos conservadores e neo-luditas. Para o papel do cyber da tecnologia em nossas vidas vai crescer mais e mais, e isso vai trazer mais benefícios do que prejuízos. Alguns vêm para casar tese transhumanista , aceitando a manipulação racional de DNA humano, de modo a melhorar as espécies e libertá-la da sua fraqueza inerente. O modelo de referência é, portanto, o pós-humano, visto como um novo hospedeiro humano de tecnologias, inseridos em uma sociedade onde eles estão a governança de TI e bioquímica. No entanto, o cyber imaginária é marcada por ícones distópicos , heróis solitários que lutam para sobreviver em um planeta poluído e no caos. Esta abordagem dupla para o futuro não é surpreendente, mas para refletir sobre uma ideologia certo fatalismo inerente "alta" dessa cultura.




VISUAL:
Com toda a certeza possuem o visual mais extravagante de todos!, não existe algo tão ousado como o cybergoth, umas das coisas que fazem que evite o modismo, afinal usar os trajes dessa cultura não é pra qualquer um.

As roupas tem cores bem vibrantes e amigaveis com a luz negra, como lilás, amarelo, vermelho, azul e principalmente o verde neon, a maquiagem segue a mesma linha de cor, muitos raspam as sombrancelhas ou deixam bem afinadas para dar ar andrógeno e cibernético.

As garotas usam batons azul ou preto, as sombras são normalente o preto ou as cores da roupa, adotam muitas vezes o "gothic lolita"(visual semelhante aos de bonecas de porcelana, vide visual kei), os mais femininos de todas as tribos urbanas, usando quase sempre saia curta e cinta larga.

Os Garotos são mais variados neste quesito, ,alguns deixam os cabelos comprido, outros usam moicano e outros raspam a cabeça; alguns utilizam sombras e batom preto.


ICONES DO VISUAL
São acessorios que normalmente é utilizado pelos cyber's, tendo a descrição deles e o que eles representam.

Dread Falls e Cyber lox:
São os cabelos coloridos e artificiais, dando aquele visual mais futurista. O Dread falls é feito normalmente com tecidos e o Cyber lox com plastico e espuma, podem ser usados em conjunto e feitos com outros materiais.

A máscara de gás:
Podem ser propriamente ditas mascaras de gás e mascaras cirurgicas (comum no japão), representa o futuro caótico e apocaliptico, pelo rumo do mundo hoje, futuramente estaremos usando essas máscaras

Coturnos e Aviator Googles
São outros icones do cybergoth, tendo os coturnos personalizados e com acessórios e com salto plataforma usado por homens e mulheres; enquanto os óculos de aviador são normalmente customizados com o simbulo de radioativo e são usados sempre na cabeça, nunca nos rosto

Boneco de Pelucia Deformado:
O urso, bichinho ou boneco de pelucia estragado, simboliza a inocência destruida, um tipo de protesto a pedofilia.


A materia foi baseada em um tópico na comunidade do orkut Elite cybergoth e mostra um pouco dessa nova tribo urbana.
Gostaria de agradecer a todos que gostem da musica industrial e a cultura cybergoth.


--------------------------

9 comentários:

☣☢¢чЪεя☢☣ disse...

vc nao tem um banner para postar no meu blog nao?

Anônimo disse...

bem eu nao conhecia bem o vosso estilo mas com isso nao quero ser ofensivo quanto a vossa ideologia tenho 18 anos adoro trance rock e tudo isso mas nao conhecia isto realmente fiquei espantado com o ke li tem boa musica e uma bom estilo o que adorei e diferente de tudo o ke ja vi skineads goticos etc, nao e sempre a mesma coisa sempre a pensar ke as pessoas tao a olhar para a gente por ser isto ou akilo por isso e ke fikei tao admirado com o ke li voces nao se importam com o ke as outras pessoas pensam e isso fax parte do futuro a pelo menos uns 30 anos atras era proibido uma mulher usar minisaia e hoje em dia e uma coisa comum mas claro esta ke a sempre os conservadores mas com isto tudo para dizer que kem sabe se daki a amanha nao e moda o vosso estilo e ai todo o mundo vai se vestir da mesma maneira mas a um problema se isso acontecer vai ser a decadencia dos cybergothics porke as pessoas vao destorcer a vossa ideologia e ai vai ser a decadencia claro esta ke eu nao sou conservador mas de certeza ke todo o mundo olha para voces e dizem ai akeles sao uns drogados e outras coisas ke nao vale apena nomear bem e assim findo continuem nao deixem morrer esse estilo e o mais cool ke ja vi tem todo o meu apoio quem kiser o meu contacto aki fica para quem me kiser faxer mais esclerecimentos deusmorte666@hotmail.com

Diana disse...

Olá.
Estou pesquisando sobre o cybergoth e gostei bastante do seu post. Só tem um detalhe: eu estudei muito a moda lolita, e no seu texto tem uma frase assim '' adotam muitas vezes o "gothic lolita"(visual semelhante aos de bonecas de porcelana, vide visual kei), os mais femininos de todas as tribos urbanas, usando quase sempre saia curta e cinta larga'' E pela minha interpretação, você falou errado das goth lolitas, pois ''gothic lolita'' é uma divisão da moda Lolita, que possui várias outras divisões, infelizmente não muito conhecidas, e a regra geral da moda lolita, é saia no joelho, pois a moda lolita procura não mostrar o corpo,(como cochas, busto, ombros, barriga)pois elas não procuram apelar para a sensualidade. E o estilo Visual Kei tbm não tem nada ahaver com a moda lolita, possuem até origens diferentes.
De resto, gostei do post. ^_^

DJ Kosume disse...

Diana, eu sei que vc esta certissima sobre essa divisao entre o lolita, mas aqui estamos no assunto de cybergoth, e apenas coloquei a moda Lolita pois um dos sub estilos do cyber e tbm do visual kei, tem base nele , ficando o estilo no minimo semelhante a gothic lolita, usando até erroneamente o nome, entende?

DJ Kosume disse...

bem Infelizmente somos vistos como drogados e malucos...principalmente os roqueiros ...imagina os cybers ssrsrsrs...mas tbm nao estamos salvos de virar moda,todo estilos corre esse risco e tbm de ter sua ideologia alterada e distorcida, principalmente por causa de internet...como eu vi em um comentario q nao entendi oq significava pois falava exatamente disso , por ser agressivo e de certa forma sem nexo eu deletei. espero que vcs continuem comentando e fazendo essa cultura nova e interessante evoluir!!!!

Anônimo disse...

Basicamente os Cybers são focados no futuro, no apocalipse e no caos.

Possuem algo diferente na cultura gotica e cybergoth, assim deixando claro que os cybers não são uma nova geração gótica, pois não compartilham dos mesmos fundamentos. Diferente dos góticos tradicionais, os cybers não idolatram a melancolia, depressão e conformismo, pelo o contrário, tem uma visão mais revoltada da vida, não querendo saber o que as pessoas vão pensar deles!!!
Normalmente gostam de arte mais ligado ao futuro como filmes de ficção cientifica, scifi, animes com temas futurista e filmes cyberpunk.

São contra a pena de morte, mas defendem que os criminosos graves não deveriam ser alimentados pelo governo em vida e após ela!, esse dinheiro deve ser investido em educação!!.

Não concordam com o veganismo, porém defendem a tese de que os testes em animais devem acabar, pois isso só beneficia ao humanos e não aos animais, esses testes laboratoriais devem ser feitos com os assassinos em série, pedófilos, e outros criminosos crueis!

A pedofilia é extremamente discutida entre os cybers, tendo esse tema em suas musicas e visual!!

Com toda a certeza possuem o visual mais extravagante de todos!, não existe algo tão ousado como o cybergoth, umas das coisas que fazem que evite o modismo, afinal usar os trajes dessa cultura não é pra qualquer um.
Dread Falls e Cyber lox:
São os cabelos coloridos e artificiais, dando aquele visual mais futurista. O Dread falls é feito normalmente com tecidos e o Cyber lox com plastico e espuma, podem ser usados em conjunto e feitos com outros materiais.
A máscara de gás:
Podem ser propriamente ditas mascaras de gás e mascaras cirurgicas (comum no japão), representa o futuro caótico e apocaliptico, pelo rumo do mundo hoje, futuramente estaremos usando essas máscaras
Coturnos e Aviator Googles
São outros icones do cybergoth, tendo os coturnos personalizados e com acessórios e com salto plataforma usado por homens e mulheres; enquanto os óculos de aviador são normalmente customizados com o simbulo de radioativo e são usados sempre na cabeça, nunca nos rosto

Boneco de Pelucia Deformado:
O urso, bichinho ou boneco de pelucia estragado, simboliza a inocência destruida, um tipo de protesto a pedofilia.

Gostaria de agradecer a todos que gostem da musica industrial e a cultura cybergoth.

Immortal disse...

SYBERGOTH QUE NÃO É GOTHICO É UM POSER,SYBERGOTH É SUBCULTURA GOTICA "SIM"AO MENOS QUE VC SO CURTA MUSICA ELETRONICA E QUEIRA SER SYBERGOTH,APESAR DE SER ELETRONICA O SYBERGOTH EXPRESSA A IDEOLOGIA GOTHICA COMO SE REFUGIAR NO MUNDO UNDERGROWD...SE VC SE ACHA UM PROBLEMA É SEU MAS NÃO FIQUE DANDO INFORMAÇÕES ERRADAS NESSE TEU BLOG,SO PORQUE VC NÃO CONHEÇE NÃO PRECISA INVENTAR POIS A MAIORIA DOS SYBERGOTHICS SE CONSIDERA GOTHICO E CURTE GOTHIC ROCK DOS ANOS 80,90 E METAL

Alan Cosme o Kabum disse...

Immortal vai me desculpar....

por que primeiro nem sabe escrever cyber? que eu saiba não é com "S"....
depois essa materia visa buscar informações dessa cultura em geral, uma visão de um todo sobre o tema.

Acho quem está dando uma de poser é voce!
Pois a cultura gotica visa muito mais a melancolia a morte a tristesa e a reclusão.
Enquanto a cyber é futurista, as ideias são bastante parecidas com a Punk, como a revolta com o mundo, a eminente espera por um apocalipse viral ou coisa do tipo,a sobrevivencia.
Como voce mesmo disse,ocultar-se no underground, são a conexão com a realidade das duas culturas.

Acho que voce confudiu tudo, apenas por que em goth no nome acha que é a mesma coisa, e que o cyber é um melancolico gotico usando roupinhas fluorecentes kkkkk não me faça rir.

antes de ficar falando que o que postei está errado, releia o texto, nada impede que o cara que use o estilo visual Cyber escute goth metal ou rock de qualquer estilo.

Pesquisei sobre o assunto a fundo, mas se voce se acha cybergoth ou ve tantas pessoas assim que se dizem seguir esse conceito mas se buscam levar apenas o "Visual" e seguir a melancolica cultura goth(vitoriana,celta,neopagã e etc) ao inves de seguir fundo no futuro (a principal diferença de genero).

Repito nada impede que ele curta rock dos anos 80, 70...20 e ou musica classica(bem comum ouvir até).

abraços

Anônimo disse...

Gostei procuro conhecer mais sobre a cultura cyber.
Era gótico no passado assim que ouvi falar do cyber goth eu procurei saber mais . E logo de cara me identifiquei hj procuro saber mais. Pois pretendo em minha cidade erguer uma cultura cyber.
Suas explicações sobre vestimentas, visual, musicas .
Me fizeram ter mais alto conhecimento.
Tá de parabéns.